O que é refluxo?
O refluxo gastroesofágico (RGE), ou a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE, como os médicos gostam de falar), é relativamente comum e afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
É uma condição em que o conteúdo do estômago, incluindo ácido e alimentos, retorna para o esôfago, gerando vários sintomas.
Esse problema pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade ou sexo.
O refluxo pode ser uma condição temporária ou crônica, dependendo da gravidade e das causas subjacentes.
Neste artigo, vamos discutir mais sobre o refluxo gastroesofágico, seus sintomas, causas, diagnóstico e tratamento.
Dra Mariana Scarlatelli é médica especialista experiente em Doença do Refluxo Gastroesofágico. Já atendeu muitos pacientes com queixas de azia e queimação, e que hoje podem ter uma vida normal e sem esses sintomas.
Dra Mariana Scarlatelli é Gastroenterologista com residência médica na área pela Universidade Federal do Espírito Santo e já viu muitos casos de pacientes que tinham dificuldades de sair e manter seus momentos de lazer devido aos sintomas do refluxo. Hoje vivem uma vida mais equilibrada e melhor.
Quais são os sintomas da Doença do Refluxo Gastroesofágico?
Os sintomas mais comuns (típicos) incluem a famosa azia e a regurgitação (aquela sensação de retorno do conteúdo do estômago na garganta).
A azia é uma sensação de queimação no peito que pode se espalhar até o pescoço ou garganta e é o sintoma mais comum do refluxo. A azia constante pode afetar a qualidade de vida do paciente, causando desconforto e dor.
Outros sintomas que podem estar relacionados:
⦁ Dor no peito;
⦁ Dificuldade em engolir (disfagia);
⦁ Sensação de “pigarro”;
⦁ Sensação de um nó na garganta;
⦁ Tosse crônica;
⦁ Rouquidão;
Dra Mariana Scarlatelli consegue avaliar, através de uma consulta detalhada, todos os sintomas que podem estar relacionados à Doença do Refluxo Gastroesofágico.
Dra Mariana Scarlatelli também é capaz de fazer os exames para investigação da Doença do Refluxo, oferecendo um atendimento mais completo.
Quais são as causas do Refluxo Gastroesofágico?
O Refluxo Gastroesofágico ocorre quando a válvula que separa o esôfago do estômago, chamada esfíncter, não se fecha adequadamente.
Ela fica aberta e isso permite que o conteúdo do estômago, incluindo ácido e alimentos, retorne para o esôfago. Esse esfíncter é nossa principal barreira contra o refluxo.
Sempre que aumentarmos a pressão dentro do estômago, se a válvula não funciona bem, vamos ter mais refluxo.
E o que pode contribuir para o refluxo?
⦁ Obesidade: o excesso de peso pode aumentar a pressão sobre o estômago e empurrar o conteúdo para o esôfago.
⦁ Gravidez: durante a gravidez, o útero em crescimento pode exercer pressão sobre o estômago e causar refluxo.
⦁ Hérnia de hiato: ocorre quando uma parte do estômago sobe acima do diafragma para a cavidade torácica.
⦁ Alimentação inadequada: dietas ricas em alimentos gordurosos, frituras, alimentos picantes, chocolate, álcool e cafeína podem aumentar o risco de refluxo (podem interferir na abertura da válvula)
⦁ Fumar: o tabagismo enfraquece o esfíncter e aumenta o risco de refluxo.
Dra Mariana Scarlatelli é médica Gastro especialista experiente em Doença do Refluxo Gastroesofágico. Já atendeu muitos pacientes com refluxo e durante sua consulta detalhada consegue, em conjunto com você, identificar suas causas, de forma individual, para que seu tratamento possa ser eficaz.
Dra Mariana Scarlatelli tem muitos pacientes que fazem acompanhamento de Doença do Refluxo Gastroesofágico.
Diagnóstico do refluxo gastroesofágico
O diagnóstico do refluxo gastroesofágico é baseado nos sintomas do paciente e em uma boa consulta realizado pelo médico especialista.
Além disso, o médico pode pedir exames adicionais para confirmar o diagnóstico, como endoscopia, manometria esofágica ou pHmetria esofágica. Esses exames podem ajudar a identificar a causa do refluxo gastroesofágico e a gravidade da condição.
Dra Mariana Scarlatelli é médica Gastroenterologista com experiência em atender pacientes com Doença do Refluxo Gastroesofágico.
Azia todo dia é normal?
Uma das principais causas da azia que sobe pelo pescoço até a garganta (chamamos de pirose) é a Doença do Refluxo Gastroesofágico.
Mas nem toda azia é DRGE. Existem algumas outras condições do esôfago que podem ser parecidas, mas não são DRGE, como por exemplo:
⦁ Esofagite eosinofílica
⦁ Doenças funcionais do esôfago (doenças sem alterações anatômicas, com exames normais e relacionadas a um fundo emocional)
⦁ Alterações de doenças reumatológicas
Através de uma conversa completa, e uma boa consulta, Dra Mariana Scarlatelli consegue suspeitar de outras doenças e definir o melhor meio de investigação para cada paciente.
Dra Mariana atende diariamente muitos pacientes que sentem azia todos os dias. Ela faz uma avaliação completa para definir a investigação e o tratamento ideal para você. Dra Mariana atende atualmente em seu consultório.
Tratamento do Refluxo Gastroesofágico
O tratamento geralmente envolve mudanças no estilo de vida, além da parte medicamentosa ou cirurgia, dependendo da gravidade da condição.
As medidas comportamentais (mudanças no estilo de vida) são os PILARES do tratamento! Sem elas, dificilmente veremos melhora nos sintomas.
Algumas mudanças no estilo de vida que podem ajudar a aliviar os sintomas do RGE incluem:
⦁ Perder peso, se necessário: o ganho de peso (ou sobrepeso) tende a aumentar a pressão sobre o estômago e aumentar o risco de refluxo;
⦁ Evitar alguns alimentos que desencadeiam o RGE, como alimentos muito ácidos, gordurosos, condimentados, picantes, chocolates – sabidamente tendem a “abrir” nossa válvula natural contra o refluxo;
⦁ Fracionar as refeições ao longo do dia: em vez de fazer refeições grandes, faça pequenas refeições ao longo do dia (comer mais vezes, menos quantidade);
⦁ Evitar execesso de líquidos no meio das refeições: o excesso de líquidos causa grande aumento da pressão dentro do estômago, tendendo a “abrir” nossa válvula natural contra o refluxo;
⦁ Evitar deitar-se imediatamente após as refeições: aguarde pelo menos 2-3 horas antes de se deitar após as refeições, para evitar os efeitos da gravidade sobre nosso esfíncter (nossa principal barreira contra o refluxo).
⦁ Dormir com a cabeceira elevada: para alguns pacientes que apresentam sintomas mesmo adotando todas as medidas, elevar a cabeceira com um travessseiro mais alto pode ajudar no alívio de sintomas (mas, claro, nunca deitar de barriga cheia!).
A parte medicamentosa do tratamento deve ser prescrita individualmente pelo especialista.
Mas atenção! Não faça auto-medicação! Procure um médico especialista para escolher o melhor tratamento para você.
Mitos e verdades sobre a Doença do Refluxo que você não sabia
Menos de 10% das pessoas apresentam refluxo.
MITO.
Os números são bem maiores! Você sabia que quase 60% dos adultos podem sofrer de refluxo ácido pelo menos uma vez por mês?
Azia é o único sintoma de refluxo ácido.
MITO.
Além da azia, outros sintomas incluem dor no peito, arrotos, tosse, rouquidão, dor de garganta,até pneumonias de repetição.
Evitar alimentos gordurosos ajuda no refluxo ácido.
VERDADE.
Alimentos gordurosos são os grandes vilões para pessoas com refluxo ácido. Evitá-los ajuda no controle dos sintomas.
Chás caseitos podem curar refluxo.
MITO.
O tratamento inclui a parte medicamentosa e as mudanças do estilo de vida, (base do tratamento). O consumo de chás não cura refluxo, apenas contribui no alívio de alguns sintomas, quando bem orientado.
Dra Mariana Scarlatelli é médica Gastroenterologista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo.
EXCELENTE Com base em 20 avaliações Gabriela Pansini01/08/2023 Dra maravilhosa, te passa muuuita confiança e esperança também. Não deixa o paciente frustrado nunca! Você sai de lá com a certeza que para o seu problema tem jeito. Muito criteriosa e muito dedicada com o paciente Anderson Bastos31/07/2023 A minha experiência com a Dra Mariana foi excepcional foi maravilhosa, uma profissional excelente, atenciosa comprometida com a causa do paciente, ela deixa tudo muito bem claro para nós pacientes aonde compreendemos com clareza o diagnóstico, com a atenção que ela dá o tratamento se torna até mais simples e fácil de lidar. Só tenho pontos positivos em relação ao atendimento da Dra Mariana. Ressaltar também o atendimento da sua secretária na recepção via WhatsApp pelo telefone uma ótima excelente experiência,... Rosilda Da Vitoria Macedo20/07/2023 Muito bom o atendimento,tanto da secretaria ,como da Dr Mariana,uma excelente profissional. Leonardo Deorce20/07/2023 lucianorangelss20/07/2023 Excelente. Ótimo atendimento. giany coutinho28/06/2023 Ótima médica, competente e atenciosa. Da todas as informações da doença que temos e explica muito bem sobre o tratamento. marcelha mendonça24/05/2023 Muito satisfatória. Atendeu minhas expectativas. Atendimento excelente. William Loiola23/05/2023 Atendimento muito bom. A doutora Mariana, é super atenciosa, explica todos os procedimentos com extrema clareza. Recomendo a todos. Daniel Duarte01/05/2023 Excelente especialista e uma profissional extremamente dedicada e atenciosa em cada mínimo detalhe. Atendimento de excelência. Recomendo a Dra. Mariana a quem precisar. Obrigado Sarah Conceição29/03/2023 Foi bom
Perfeito.. parabéns 👏👏
Obrigada, Jaqueline!
Com a influência do refluxo com a dificuldade para dormir.
Olá, José! O refluxo pode acontecer mais facilmente na posição deitado devido a uma questão anatômica. Portanto, é comum que os sintomas apareçam com mais frequência ao deitar para dormir, caso a pessoa não faça as medidas comportamentais necessárias (como por exemplo esperar 2h após comer para deitar). Refeições muito volumosas à noite também podem gerar mais refluxo noturno, então seria interessante reduzir o volume das últimas refeições. Além disso, deitar do lado esquerdo pode facilitar, ao reduzir o refluxo devido ao posicionamento. Essas são algumas medidas, mas o mais importante é consultar com um especialista para fazer o tratamento adequado.
Gostaria de fazer um tratamento de refluxo, o mais rápido possível.