Mariana Scarlatelli

Você com certeza já ouviu alguém dizer que tinha gastrite. Mas, você sabe de fato o que é?

É a inflamação do tecido que reveste o estômago. São diversas as causas.

O que pode causar gastrite?

As causas mais comuns são:

  • H. pylori (bactéria que vai morar no estômago e pode ser um fator de risco para câncer de estômago);
  • uso de anti-inflamatórios e outros medicamentos;
  • estresse (a famosa gastrite nervosa);
  • alimentação ruim.

Quais são os sintomas de gastrite?

Na maior parte dos pacientes, dor na parte superior do abdome (na “boca do estômago”), muitas vezes com piora nos momentos de jejum (ao acordar, por exemplo). 

Outros sintomas que podem aparecer:

  • Náuseas]
  • Inchaço abdominal (“estufamento”)
  • Sensação de estômago cheio
  • Vômitos
  • Má digestão
  • Sensação de queimação no estômago entre as refeições ou à noite
  • Soluços
  • Perda de apetite
  • Eructação frequente (arrotos)

Tem mais de um tipo de gastrite?

Sim! São diversas as causas que cursam com inflamação no estômago. As gastrites podem ser agudas ou crônicas. Além disso, podem ser erosivas (quando têm pequenos “arranhões ” ou “machucados” no tecido que reveste o estômago) ou não erosivas.

Gastrite aguda

Gastrite que se desenvolve em curto espaço de tempo, também com curta duração.

Gastrite crônica

É a inflamação do tecido do estômago que dura mais de 3 meses. Uma das principais causas é a infecção pela bactéria H. pylori.  

Aqui, condições crônicas podem estar associadas, como doenças autoimunes, doenças inflamatórias, vírus (como o HIV), consumo de álcool em excesso e cigarro por exemplo. Caso o uso de algumas dessas substâncias seja constante, ou se a pessoa não trata a doença autoimune de maneira correta, as chances de uma gastrite crônica são grandes.

O que é Gastrite Nervosa?

Os sintomas de gastrite nervosa são os mesmos da gastrite, porém sem inflamação no tecido do estômago. Nesses casos, o estresse, ansiedade e outros fatores emocionais são a causa. Chamamos esse quadros de Dispepsia Funcional. 

Quando pensar que tenho dispepsia funcional?

Caso não melhore com o tratamento;

– Caso sua investigação seja normal (endoscopia com gastrite enantematosa leve, por exemplo). A dispepsia funcional tem um tratamento diferente da gastrite! Por isso é importante consultar o médico Gastroenterologista. Ele saberá a diferença e escolherá o melhor tratamento para você.

Qual o médico de Gastrite?

O médico especialista em Gastrite é o Gastroenterologista.

Dra Mariana Scarlatelli é Médica de Gastrite em Vitória (ES) Atende atualmente no consultório na cidade de Vitória, onde recebe pacientes com inflamação no estômago.

Para agendar uma consulta com um especialista em dor no estômago é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que consultaram com o médico. Confira as opniões dos pacientes sobre Dra Mariana Scarlatelli no Google.

16 respostas

  1. Dra estou fazendo um tratamento pra gastrite crônica,estou com medicação .é recomendável agora tomar a vacina bivalente e da influenza?grata🙏🏼

    1. Olá, Magda! O tratamento de gastrite não impede que você seja vacinada. Na verdade, é recomendável manter as vacinas em dia, pois são uma excelente forma de proteção! As contraindicações para vacinação normalmente envolvem alergia ao componente da vacina, febre e sintomas gripais. Mas no dia da vacinação a equipe é capaz de fazer as orientações mais adequadas à você!

  2. Boa tarde!
    Dr, Mariana. Meu namorado, tem passado muito mal , até foi ao hospital e aconselharam ele procura um especialista, pra ver se ele tem gastrite, foi já foi feito um exame e constatou gastrite , mas ele não cuidou .
    Estava vendo no Google, alguns relatos e vi sobre a Dr, então queria saber como fazemos pra marca uma consulta ou uma endoscopia pra termos um diagnóstico exato . Pra assim ele poder fazer um tratamento. Grato

    1. Olá,André! Boa tarde, tudo bem? Obrigada pelo contato. Vou te enviar um e-mail te enviando todas as orientações para o agendamento, ok? De qualquer forma, através do botão de agendamento aqui do site mesmo, você é direcionado diretamente para o telefone da minha secretária,que vai fazer o seu atendimento! Um abraço e até breve! Espero poder contribuir e ajudar vocês.

  3. Boa noite Dra , estou no Terceiro tratamento, tenho a bactéria H Pyroli . Mais não tenho visto muito Resultado, por favor Dra me ajuda .

    1. Olá, Sandrina! Boa tarde! Vi que você agendou uma consulta. Fique tranquila! Estou te aguardando na consulta! Grande abraço e até lá!

  4. Bom dia , convivo com h pilory a anos , agora ela frz virar uma gastriti ja tomei 1 grama de antibiotico e nao resolveu , antis nao aparecia no exame de imagem agora esta aparecendo so veio agravando o que eu faço?

  5. Eu sinto dor no estômago..a noite sinto má digestão estufamento minha língua tá com um corte de lado.. sinto muitos gases arrotos.. quando termino de comer soluço.o que faço

  6. Fiz endoscopia em setembro e deu Gastrite crônica.. mas não deu a bactéria.. essa semana começou Doer muito, e antes não doía, hoje comecei tomar milanta plus.. tem hora q tô bem, mas tem momentos do dia que chego chorar de dor.. não sei oq fazer, será que pode ter piorado de setembro pra cá. Teria que fazer outra endoscopia?

  7. Fiz endoscopia em setembro e deu Gastrite crônica.. mas não deu a bactéria.. essa semana começou Doer muito, e antes não doía, hoje comecei tomar milanta plus.. tem hora q tô bem, mas tem momentos do dia que chego chorar de dor.. não sei oq fazer, será que pode ter piorado de setembro pra cá. Teria que fazer outra endoscopia?

  8. Olá Dra! Favo tratamento há anos com gastrite q atualmente é crônica? Não consigo me curar! A gastrite crônica é curável ou não? Há tratamento diferente dos convencionais! Gostaria de descobrir algum outro tratamento, pq essa medicação com Pantoprazol, divina, etc, não tem dado resultado não!

  9. Olá Dra! Favo tratamento há anos com gastrite q atualmente é crônica? Não consigo me curar! A gastrite crônica é curável ou não? Há tratamento diferente dos convencionais!

    1. Olá, Lilian! Tudo bem? A gastrite por si só pode ser crônica sim. Mas ela só vai ser relevante para causar sintomas e indicar tratamento quando vier acompanhada de H.pylori, úlcera gástrica ou outra alteração importante na mucosa do estômago, como por exemplo gastrite atrófica. O mais importante é analisar seus sintomas e entender se essa gastrite é só mais um achado de exames e se temos outros fatores que estão gerando seus sintomas. Espero ter ajudado! Um abraço!

  10. Doutora, boa noite,me chamo alcimar,tô tratando de uma gastrite crônica e de uma bactéria, quero saber que tipo de carnes não posso comer de maneira alguma, tomo os seguintes remédios, claritomicina e amoxilina além do omeprazou.

  11. Boa noite dra. Fiz tratamento para a gastrite cronica e o hpilori, mas não melhorou

    1. Olá Celso, bom dia! Primeiramente é importante saber se seus sintomas são devido à bactéria H. pylori ou não, pois caso sejam devido a outros fatores, o tratamento da bactéria somente não vai melhorar os sintomas. Exemplos de fatores que causam sintomas digestivos: estresse, cigarro, uso de anti-inflamatórios, alimentação gordurosa, dentre outros. Outro ponto importante é se esse tratamento foi feito da forma adequada, com os medicamentos corretos e da forma certinha. Na dúvida, agende uma consulta para avaliar bem de perto e ver o que está causando seus sintomas. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *